Fonte: Humberto Cardoso Filho

Blumenau, Muito Obrigado.

Logo - Black02

 

 

No dia 19 de Fevereiro do ano passado, eu e um amigo conseguimos realizar um sonho que já vinha de anos.

Fizemos uma entrevista e nos tornamos Organizadores Licenciados do TEDxBlumenau.

 

Hoje, confesso que a felicidade que eu senti aquele dia não representa nem 1/4 da felicidade que eu sinto hoje. Isso é válido para o tamanho da nossa responsabilidade também.  Organizar um TEDx é algo que todos deveriam tentar uma vez na vida. O potencial de Catarse de um evento como esse, na minha opinião, é algo singular e não existe em nenhum outro evento ou de nenhuma outra forma no mundo.

E hoje, com o evento acontecendo daqui exatos 4 dias, eu estou aqui pra compartilhar com vocês um pouco do que tem sido esta jornada de praticamente 1 ano.

 

O tema de nosso evento é Conexões que Quebram Paradigmas. Quando resolvemos isso eu não tinha ideia do que isso significaria.

Blumenau sempre foi uma cidade maravilhosa. 4ª Melhor Cidade do Brasil para se Morar atualmente, a Cidade Jardim (como é conhecida), e tantas outras alcunhas. Mas ainda nos incomodavam certas mentalidades que vemos por aqui. Para nós Blumenau ainda era uma cidade de mentalidade muito fechada. De pouca conversa e quase nenhum aperto de mão.

A gente esperava de coração que o TEDxBlumenau servisse como uma injeção de adrenalina por aqui.

 

O que nós não esperávamos, de forma alguma, era o movimento que aconteceu. A Conexão que se gerou.

 

Num primeiro momento precisávamos de uma equipe, voluntária, que topasse o desafio de organizar o primeiro TEDx da cidade. Encontramos 19 pessoas que fizeram nosso coração bater mais forte, do mesmo jeito que bateu quando fomos aprovados. Não demorou muito e todos nós, 21, estávamos imersos por um final de semana inteiro desenhando o evento.

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kUC58kKzpts&w=560&h=315]

 

 

O evento estava desenhado, tínhamos uma timeline de aproximadamente 10 meses pela frente.

 

O evento, naturalmente, precisava ser bancado por patrocinadores. Poderíamos cobrar até 100 dólares de entrada por pessoa, mas estava no fundo do nosso coração que o evento seria de graça e disso não abriríamos mão.

 

Depois de juntar um grupo de pessoas extraordinárias quis a sorte, o acaso ou seja lá o que foi, que encontrássemos empresas que eram apaixonadas pelo TED, pelo TEDx e, felizmente, apaixonaram-se pelo TEDxBlumenau! Confesso que, no começo, chegávamos nas empresas com a Licença do evento, a data e um sonho. Muitas delas entraram no projeto ali, sem garantias nem contrapartidas definidas. E por isso, eu serei eternamente grato à elas.

 

O processo comercial durou pouco mais de 8 meses e fechamos, agora em Janeiro, nosso roll com 30 empresas.

30 Marcas que resolveram emprestar sua credibilidade, aliar ela à imagem do TEDxBlumenau e levantar uma bandeira em Blumenau. Uma bandeira de mudança e evolução. A partir daquele momento, estas empresas estavam gritando para todos que acreditavam em uma Blumenau diferente. Na melhor versão de Blumenau que ela podia ser!

 

Além disso, precisávamos do principal. Um grupo de pessoas com histórias incríveis. Histórias e ideias que tivessem potencial para mudar a vida de pessoas. Ideias que precisavam, e mereciam, ser espalhadas.

78 Pessoas inscreveram-se e, ali, eu tive mais uma prova do quão fascinante é o mundo. Durante 2 meses entrevistamos e analisamos profundamente todas estas pessoas, ouvimos todas suas histórias e chegamos num veredicto final.

Embora só pudéssemos selecionar 16, existem histórias ali que vou guardar no meu coração pro resto da vida. 10 pessoas de todos os cantos do mundo e 6 pessoas daqui, de Blumenau, subirão ao palco do TEDxBlumenau para contar suas histórias e espalhar suas ideias. Durante 6 meses eu e o time de Curadoria do TEDxBlumenau ensaiamos e construímos, junto com estes 16 Speakers, a melhor forma de contar suas histórias e, por esses momentos todos, eu também sou eternamente grato.

 

Depois de ter o evento possível financeiramente, e ter histórias incríveis para contar e ouvir no palco, só falta organizar tudo. Definir toda a logística, acertar cada detalhe, pensar em cada instante. Você quer tudo perfeito e cuida como se fosse um filho que ficou ali, gestando, por 10 meses.

 

Nesse meio tempo, ganhamos a licença para transmitir o TEDGlobal 2014 em Blumenau e, em 1 mês, nasceu e aconteceu o TEDxBlumenauLive, numa sala de cinema da cidade.

 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qYRWH1SNtKw&w=560&h=315]

 

Além disso, era preciso escolher com quem dividiríamos esse momento. 278 pessoas se inscreveram e 100 foram selecionadas para estar no Teatro Carlos Gomes e presenciar a mudança acontecendo, em primeira mão.

 

Quis o destino, mais uma vez, que nós resolvêssemos juntar ao nosso já grande grupo, mais 9 pessoas que serão parte do nosso Staff no dia do evento. Mais um round de seleção e pronto, nossa equipe agora passa de 30 pessoas.

Hoje, dia 28 de Janeiro de 2015, o evento está planejado em seus mínimos detalhes. Todos os 3 blocos de Talks, os 2 Coffee Breaks, o Pré Meeting / Credenciamento… Até a festa, no final, já está planejada.

 

O grande ponto aqui é que, por mais que tenhamos planejado tudo, as coisas aconteceram de uma forma MUITO mais sensacional do que nós havíamos imaginado. E tenho certeza que, no grande dia, será assim também.

 

O TEDxBlumenau é a forma que eu encontrei de devolver algo ao mundo. Se o mundo me fez aprender algumas lições e ao menos tentar ser hoje a minha melhor versão, eu acredito que preciso devolver isso ao mundo de alguma forma. Seja com lágrimas, alegria, conversas, ideias… Ou com tudo isso, junto, e embrulhado com um grande X, vermelho.

 

A minha boa dose de hoje é de Gratidão.

Esse post é simplesmente para dizer Obrigado. Obrigado às mais de 30 pessoas que estão nessa jornada do meu lado, às marcas que acreditaram em nós, às pessoas que se apaixonaram pelo evento e resolveram contar suas histórias no palco, às pessoas que inscreveram-se para assistir e, tendo ou não sido selecionadas, estarão conosco nesse dia de alguma forma. Seja pelo link online, ou lá no Teatro. E às tantas pessoas que se envolveram de qualquer forma possível, só pra ter um gostinho de TEDxBlumenau.

 

Mas o meu maior obrigado é para Blumenau. Obrigado para esta cidade que soube aceitar a mudança que nós propusemos, que soube ser palco de todas esses sonhadores que querem mais, que está desempenhando maravilhosamente o papel de palco do TEDxBlumenau e que, de uma maneira ou de outra, acolheu todos nós que acreditávamos em mudança sob um mesmo céu. Às vezes estrelado, muitas vezes ensolarado, muitas vezes chuvoso, mas sempre com esperança. Esperança que chegaria o dia onde algo tão grande iria acontecer, que seria impossível ser ignorado. Algo que começaria a mudança ali, de dentro pra fora, no coração da cidade.

 

Em nome da equipe do TEDxBlumenau, com todo nosso coração.

Obrigado Blumenau, Muito Obrigado. Nos vemos dia 1º.

 

Humberto Cardoso Filho

Humberto Cardoso Filho

Paulista radicado em SC, publicitário por formação e escritor por Hobby. Apareço, normalmente, 2 quartas por mês aqui no Uma Boa Dose compartilhando um pouco do meu mundo. Apaixonado por trabalho voluntário, hoje sou Organizador do TEDxBlumenau. Acredito que histórias tem, sim, poder transformador e busco usar as palavras com esse objetivo.
Humberto Cardoso Filho

Últimos posts por Humberto Cardoso Filho (exibir todos)

Experimente também

Momentos Diários

Por Uma Boa Dose

– por Celso Alves O cobrador da estação perto de casa é um tiozinho bonachão, gente boa e de riso […]

Palavras Inventadas, Velhos Sentimentos

Por João Vítor Krieger

P. Robert Smith, escritor inglês do qual nem o Google soube dar uma boa descrição, é também autor do título […]

Sem comentários

  • João Vítor Krieger

    Humberto, obrigado também a você e ao Gui que idealizaram o evento e lideraram a gente, os speakers, a cidade de Blumenau e todos os envolvidos nesse processo! Já sei que será um dos dias mais sensacionais da minha vida, e com certeza não serei um dos únicos (:

Degustando...