5 doses de leveza para aliviar a rotina

Eu gosto bastante de listas. Na correria do dia a dia, muitas vezes quando paro para ler algo, só quero exatamente o que textos nesse formato oferecem: informações ou dicas rápidas, diretas e sem delongas. E, pensando no propósito do Uma Boa Dose, me veio a ideia de escrever sobre algo que está faltando nos meus dias, nos seus e no de todo o resto do mundo – salvo, sei lá, 1% da população abençoada pela felicidade e equilíbrio interior plenos: pequenas doses de leveza.

É normal darmos uma carga mais pesada para a nossa rotina do que ela realmente deveria ter. E justamente por isso é que eu acredito que deixá-la mais leve não é uma mudança que demanda tanto esforço assim. Pequenas ações são poderosas. Atitudes aparentemente insignificantes podem ser os meios para os fins maiores – creio muito nisso. Então, sem mais enrolações, entrego aqui minhas cinco maneiras de deixar o cotidiano mais leve:

  1. Não tome o café da manhã com pressa

Eu sei que cinco minutinhos a mais de sono são irresistíveis e todo mundo gosta. Mas, ainda assim, eu juro que vale a pena sacrificá-los para investir em um café da manhã de verdade. Além do corpo ficar mais preparado para enfrentar as atividades que estão por vir, esse tempo é muito útil para colocar a cabeça no lugar e começar o dia com calma.

  1. Faça pelo menos uma pequena caminhada

Não precisa ser uma caminhada longa, tipo de casa até o trabalho. Sair para tomar um café ou ir até a banca mais próxima olhar as capas das revistas já basta. A ideia aqui é observar: as pessoas, o céu, as árvores e até o chão. Isso traz mais alívio do que você imagina.

  1. Converse com um amigo

Ligar para a sua melhor amiga no caminho de volta pra casa ou bater um papo com a pessoa do trabalho de quem você é mais próximo na hora do almoço são doses infalíveis de leveza. Dispensa demais explicações. Alguém duvida?

  1. Ouça uma música que você goste

Pode ser assim que acordar, em algum momento de descanso durante o dia ou até antes de dormir. Os efeitos positivos das músicas no nosso cérebro são comprovados pela ciência. E, mesmo que não fossem, ouvir música faz bem para a mente e, com certeza, para a alma.

  1. Faça algo por prazer

Uma vez por dia, faça algo por prazer, e não por obrigação. É claro que você deve cumprir todas as suas tarefas diárias, mas certamente há um tempinho mínimo para fazer uma coisa que você queira também. Aquilo que simplesmente te faz bem, sabe? Dê valor a isso, por mais simples que seja. É de pequenas boas doses que se formam as grandes felicidades.

Mariana Toledo

Mariana Toledo

O sorriso é sua marca registrada. Vive com a cabeça borbulhando ideias e novos projetos, lamentando o dia ter apenas 24 horas. Sensível, chora mais de alegria do que de tristeza. Sua capacidade em lembrar memórias de infância é invejável, não deixando escapar aromas e sensações. Professora, gosta de escrever, cantar, dançar e atuar – nada profissionalmente – seu palco é mesmo a sala de aula.
Mariana Toledo

Últimos posts por Mariana Toledo (exibir todos)

Experimente também

As três coisas que aprendi como estudante de Direito (pt. 2)

Por João Vítor Krieger

Primeira parte aqui:  Depois de tempo suficiente, lá estava eu como calouro na faculdade, faltando o trote e me fazendo […]

Zadie Smith: 10 dicas de ouro da escritora inglesa e o valor intrínseco do barulho na internet

Por João Vítor Krieger

O mar de ruído da internet é um câncer. Qualquer blog que tenha que recorrer a listas e títulos obviamente […]

Degustando...